sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Prefeitura Pode Emperrar o Projeto Arena

"Caro senhor,

Venho através desta, na qualidade de moderador da comunidade Grêmio Arena no Orkut, em nome de milhares de torcedores gremistas, manifestar o mais veemente repúdio ao descaso do Sr. Prefeito José Fogaça com o Projeto Arena. O Grêmio, desde o início deste projeto, manifestou toda a sua preocupação com a organização e qualidade na elaboração do mesmo.

Contratou uma expert, Amsterdã Arena Advisore, para elaboração da proposta básica de forma bastante completa. Exigiu o mesmo do consórcio vencedor e vem solicitando aperfeiçoamentos do projeto junto aos portugueses, acolhe sugestões de sua torcida e, finalmente, encaminhou consulta à Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em relação à dois projetos: O da construção da arena no bairro Humaitá e o de um conjunto residencial/comercial no atual terreno do olímpico. Tal aceite da prefeitura se faz vital para o andamento dos projetos, uma vez que todos os envolvidos nos projetos necessitam de segurança quanto à concordância do executivo municipal para evitar dissabores e entraves futuros. Sabemos que o co-irmão, também fez o mesmo com relação à sua proposta de remodelação de estádio e construção de um complexo anexo.

Tal proposta esbarrou no código de posturas do município e em questões legais ambientais. Sabemos que, fruto do trabalho da AAA, não possuímos tamanhas restrições, porém aqui vem o grande problema: por questões políticas, o Sr. Prefeito e seu secretário Baggio estão condicionando o aceite ao nosso projeto se o projeto do co-irmão também for aceito. Ora, isso no mínimo é uma irresponsabilidade com a seriedade de um trabalho, sem falar na injustiça de querer comparar coisas desiguais.

Não queremos favorecimento algum. Queremos somente uma resposta técnica e descompromissada de ranços políticos de qualquer cor. Assistimos passivamente as diversas concessões feitas ao co-irmão, tais como o terreno do seu estádio, a averbação de áreas públicas invadidas, e agora, uma vergonhosa proposta de permuta com a prefeitura da área de seu antigo estádio. Solicitamos ao senhor, humildemente, que faça a divulgação do nosso protesto e os votos de uma atitude séria do Sr. Prefeito, sob pena de forte manifestação de repúdio, inclusive em meio à campanha eleitoral.

Desde já, profundamente agradecido,

Glenio Costa de Mello
Moderador da Comunidade Grêmio Arena no Orkut."

Carta enviada pelo Glênio, moderador da comunidade Grêmio, a diversos jornalistas do RS. Não podemos ficar parados, precisamos protestar contra este absurdo.

Mandem e-mails para a prefeitura, para o partido no Fogaça, demonstrem seu REPÚDIO a esta palhaçada, que pode botar por água abaixo um trabalho sério de 3 anos. Se isso realmente acontecer, o Sr. Fogaça pode esquecer qualquer chance de reeleição.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Relato De Um Membro Da Geral Que Participou Do Encontro Com o Antonini

O Douglas (membro da comunidade Grêmio Arena) participou do encontro que o Antonini teve com o pessoal da Geral, um pouco antes do jogo contra o Ipatinga.

Segundo ele, este encontro definiu o formato dos degraus do setor onde ficará a Geral (atrás de uma das goleiras). Esta definição se deu através de uma votação feita ali na hora, com o pessoal que participou da simulação.

Conforme a foto abaixo, podemos perceber que duas opções foram disponibilizadas: uma com o formato da arquibancada atual do Olímpico e outra com degraus mais curtos e mais baixos. A segunda opção foi a escolhida.



De acordo com o Douglas, os motivos que levaram à esta escolha foram:

* Degraus que caibam apenas uma pessoa e não duas como é no Olímpico;
* Facilita o pessoal que pula, pois não precisam dividir o degrau com outro torcedor;
* Degraus menores facilitam a avalanche, tornando-a mais segura;
* Com este novo formato de degraus, o setor terá capacidade entre 8 a 10 mil pessoas.

Ele ainda perguntou para o Antonini sobre a inclinação do espaço da Geral. A resposta foi que "a princípio será como esta na miniatura de arquibancada, pois o que terá maior inclinação serão o 2ª e 4ª anéis"

O dirigente gremista ainda chegou a dizer que a decisão precisava ser tomada naquela hora, pois ele precisava encaminhar aos projetistas, nesta quinta-feira, a definição de como seriam os degraus.

Antonini Tem Encontro Com Representantes Da Geral

Nesta quarta-feira, antes do jogo diante do Ipatinga, o vice-presidente Eduardo Antonini teve um encontro com representantes da “Geral do Grêmio”. Na pauta, o espaço destinado à torcida na Arena.

O vice presidente Antonini explicou à AGN (Agência Grêmio de Notícias) o que foi tratado neste encontro com os torcedores: “A gente tem conversado com o pessoal da Geral há bastante tempo, para chegar a um ponto comum sobre o espaço que eles irão ocupar na Arena. Se fez vários protótipos, vários desenhos. Na última versão do projeto, se chegou a um consenso que agradou tanto a questão da legislação da FIFA, quanto os anseios da Geral”.

Um protótipo da arquibancada foi construído e preenchido com torcedores, para se ter dimensão da capacidade real que a torcida “Geral do Grêmio” terá no novo estádio. Antonini garantiu que será feito um esforço muito grande para que a torcida continue fazendo a tradicional “avalanche” na nova casa do Tricolor.



“Todo esse esforço é para que a gente continue tendo este espetáculo, que é a avalanche. Serão cadeiras removíveis. Nos jogos FIFA, nós teremos cadeira neste espaço. Em jogos como o de hoje, só a arquibancada”, finalizou Antonini.

A torcida acha importante esses encontros com a diretoria. “Diretoria e torcida tem que andar juntos. É uma união que outros clubes não tem. A gente tem com a diretoria”, comentou o “Alemão”, integrante da Geral do Grêmio. Também acompanharam o encontro o diretor executivo de planejamento Cristiano Koehler e o gerente de patrimônio César Fontanari.

Fonte: Site Oficial do Grêmio

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Mais Uma Notícia Falsa

Como se já não bastasse a reportagem desastrada publicada pela Zero Hora, neste final de semana o repórter Luiz Carlos Rech publicou na sua coluna do jornal "Correio do Povo" a seguinte "informação":

"COMISSÃO

Na comissão que analisa a viabilidade jurídica da construção da arena tricolor, dois de cinco integrantes entendem como muito difícil a execução da obra. Para que ela saia seria necessário convencer os outros três a votarem a favor. Minha fonte é boa. Não estou dizendo que não vai sair, mas que não é tão simples, não é."

Sugiro que o Sr. Rech procure fontes melhores, uma vez que tal comissão jurídica sequer existe. O que existe é uma comissão que foi nomeada pelo presidente do Conselho Deliberativo (Raul Régis de Freitas Lima) para acompanhar o projeto da arena, e não para analisar a "viabilidade jurídica" da construção da mesma.

Fazem parte desta comissão os conselheiros Milton Camargo, Irany Santana Jr., Rodrigo Karan, Jorge Buchabqui, Newton Quites e Rogério Tolfo. São seis integrantes. Mais uma prova de que a tal "comissão que analisa a viabilidade jurídica da construção da arena tricolor" não existe, já que ele menciona que esta conta com 5 pessoas.

A pergunta que fica no ar é: qual o motivo que leva um repórter a publicar uma notícia sem antes checar a veracidade da informação? Vou torcer para que seja incompetência, pois não quero nem pensar que uma atitude assim tenha sido motivada por má fé.