sexta-feira, 20 de março de 2009

Grêmio Empreendimentos Espera Obras Da Arena Para Início De 2010

O presidente da Grêmio Empreendimentos, Adalberto Preis, acredita que as obras da Arena serão iniciadas no início de 2010. Na última quarta, o governo do Estado e a Federação dos Círculos Operários do RS (Fcors), junto com o clube gaúcho, assinaram o Termo de Compromisso para o início das obras para a construção do novo estádio. Além da governadora Yeda Crusius, assinaram o documento o presidente da Fcors, José Renato Soethe, e o presidente do Grêmio, Duda Kroeff.

– A OAS (empresa parceira na construção) já encaminhou os projetos para a Prefeitura Municipal, e eles terão de ser avaliados e aprovados, e as licenças ambientais precisam ser obtidas. Um projeto com essa envergadura normalmente levaria dois anos para obter aprovação por parte do Município. Em função do interesse para Porto Alegre ser sede da Copa de 2014, o que se imagina é a redução para um ano. O que significa dizer que as licenças para o início da obra serão obtidas até o final deste ano. Então, as obras podem acontecer no início de 2010 – explica.

Nesta quinta, membros da Grêmio Empreendimentos se reuniram no Estádio Olímpico para debater questões referentes à Arena. Preis afirma que nada irá interromper o andamento do projeto.

– Tivemos uma reunião com a direção da OAS no Olímpico hoje para colocarmos em dia a pauta do andamento de todas as questões, para reafirmar o interesse de levar adiante o projeto e concluir ele. Não há nenhum problema que possa interromper essa questão.

Clique aqui para ouvir a entrevista.

Fonte: ClicRBS

quarta-feira, 18 de março de 2009

Estado Assina Termo De Cooperação Que Viabiliza Projeto Arena Do Grêmio

O governo do Estado e a Federação dos Círculos Operários do RS, com a interveniência do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense, assinaram, nesta quarta-feira (18), no gabinete da Casa Civil, termo de Compromisso que viabiliza o início das obras para a construção da Arena do Grêmio. Além da governadora do Estado Yeda Crusius, assinaram o documento o presidente da Fcors, José Renato Soethe, e o presidente do Grêmio, Duda Kroeff.

A solenidade foi coordenada pelo chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, e contou com a participação de diretores das entidades envolvidas, secretários de Estado e deputados estaduais ligados ao esporte. Também assinaram o termo o secretário extraordinário da Copa 2014 e vice-prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, o coordenador do Comitê Executivo da Copa 2014 no RS e secretário do Planejamento e Gestão, Mateus Bandeira, e o deputado estadual e ex-presidente do Grêmio Paulo Odone.

Wenzel lembrou os inúmeros investimentos que têm sido anunciados pela governadora Yeda Crusius, que estão mudando o perfil sócio-econômico do Estado, "devolvendo a história de grandeza e de conquistas para os gaúchos e gaúchas". Disse que o ato, que visa à Copa 2014, é mais um grande passo, não apenas em atender aos apaixonados pelo esporte, mas por se caracterizar como um agente efetivo de transformação da nossa sociedade, pelo impacto positivo que trará à economia do Estado. Odone falou que o projeto possibilitará uma transformação positiva na geografia da cidade, uma vez que a futura localização da Arena, no bairro Humaitá, está próximo às principais rodovias que ligam com outros Estados e com o Interior e lembrou as inúmeras ações sociais que serão multiplicadas a partir dele.

O termo de compromisso atende às determinações da Lei nº 13.093, de 18 de dezembro de 2008, que viabiliza a transferência de gravames sobre área doada à Fcors, em 1963, com base na Lei 4.610, garantindo importante avanço nas condições que o Estado oferecerá à realização do maior evento esportivo mundial. O ajuste contempla estudo da Fundação de Economia e Estatística sobre os efeitos positivos que o projeto Arena do Grêmio pode trazer à economia regional, além do impacto na arrecadação tributária estadual, com potencial para geração de milhares de empregos diretos e indiretos.

Além de autoridades políticas e empresariais, participaram do evento os secretários estaduais de Administração e dos Recursos Humanos, Elói Guimarães, e de Obras Públicas, José Carlos Breda, além dos deputados estaduais Aloísio Classman (PTB), Adroaldo Loureiro (PDT) e Adão Villaverde (PT).

Fonte: Site do Governo do RS