quinta-feira, 18 de junho de 2009

Grêmio Tem Apoio Do Estado Para Acelerar a Construção Da Arena

Na tarde dessa quinta, a construção da Arena do Grêmio ganhou mais um capítulo. Em reunião na Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, representantes do Grêmio, da Grêmio Empreendimentos e da empresa OAS, responsáveis pela construção do novo estádio, entregaram um ofício ao secretário Mateus Affonso Bandeira, Coordenador Geral do Comitê Executivo RS Copa da FIFA 2014. O encontro serviu para identificar junto ao secretário as ações pertinentes ao Poder Público, na intenção de acelerar o projeto e repassar as demandas aos órgãos competentes.

– Vamos protocolar este ofício e acompanhar cada solicitação em sua área específica, para que não haja atrasos – garantiu Bandeira, que se comprometeu em apoiar no que for necessário.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade, também participou do encontro, analisando o documento. Com relação aos próximos passos a serem tomados, Bandeira afirmou:

– Os itens serão analisados e uma resposta, já com um calendário de ações, será encaminhada.

Participaram da reunião Adalberto Preis, presidente da Grêmio Empreendimentos, Cristiano Koehler, Diretor Executivo de Planejamento do Grêmio, Eduardo Pinto e Marcos Borghi, da Construtora OAS e Carlos Eduardo Neto, da OAS Empreendimentos, além de Rejane Alievi e o diretor do Grupo de Assessoramento Especial do Governo do Estado (GEA), Antônio Lima.

Fonte: ClicRBS

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Um Peso, Duas Medidas

O termo criado pelo filósofo grego Sócrates cai como uma luva no tratamento que a dupla Grenal recebe da imprensa.

A publicação de 45 questões (sem as devidas respostas) a respeito do Projeto Arena ao longo de uma semana causaram revolta em muitos torcedores gremistas, pois passou a impressão de que o objetivo daquelas perguntas não era outro senão o de gerar uma sensação de insegurança a respeito do projeto.

Eis que nesta quarta-feira a impressão virou certeza. Na sua coluna de hoje, um jornalista do Correio do Povo publicou o seguinte:

"TIRO LIVRE

Faço um registro. Recebi centenas de e-mails de colorados escrevendo sobre a questão da falta de ingressos para a decisão. Quase todos entendem o fato de não haver lugar para todos os sócios. A indignação maior é pelo fato de a venda não ter funcionado bem pela Internet e pela demora nas filas do Beira-Rio.Leitores enviam questões referentes à reforma do Beira-Rio. Foram enviadas ao presidente Piffero, que se dispôs a respondê-las domingo, aqui.(...)"

Ora, por que não publicar ao longo desta semana as perguntas enviadas pelos torcedores do co-irmão, como fizeram quando o assunto era o novo estádio do Grêmio? A intenção não é mesma? Por que o tratamento "diferenciado"?

Afinal, devem haver muito mais do que 45 questões a respeito do "estádio da copa", visto que o mesmo ainda não possui investidores, eles não esclarecem de onde vai sair o dinheiro para pagar as reformas e sequer conseguem dizer quanto esta custará realmente, pois não existem os projetos construtivos como energia, automação e hidráulica.

Nem vou falar que para a Copa do Mundo foi “vendido” para a FIFA o vídeo do projeto Gigante Para Sempre, sendo que internamente eles trabalham com a idéia de que apenas algumas reformas são necessárias para abrigar os jogos da Copa, e que a cobertura só será construída “se der”, pois não é exigência da FIFA.

Mas isto, obviamente, não é divulgado pelos grandes meios de comunicação. E provavelmente não será.

O torcedor gremista precisa abrir o olho e não acreditar em tudo o que é publicado nos jornais, principalmente quando o assunto é o Projeto Arena. O melhor a fazer é procurar nos diversos blogs e nas comunidades relacionadas ao Grêmio, onde as informações certamente são mais confiáveis.

Isto pelo menos até o final de julho, quando será lançado o Portal da Arena.

Saudações tricolores

terça-feira, 16 de junho de 2009

Grêmio, OAS e Estado Tratam Do Projeto Arena Na Secretaria Do Planejamento/RS

Seis meses depois da assinatura do contrato entre a Grêmio Empreendimentos e a Construtora OAS para a construção da Arena Tricolor, um novo passo será dado nesta quinta-feira, 18 de junho, em reunião na Secretaria de Planejamento e Gestão do Rio Grande do Sul (Seplag), no 9º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF).

Desde aquela tarde de sexta-feira de 19 de dezembro de 2008, no Estádio Olímpico quando o então presidente do clube, Paulo Odone, e o representante da OAS Louzival Mascarenhas, assinaram o acordo, muitas etapas foram superadas, mas há novos trâmites a serem resolvidos para que o processo continue.

Assim, o secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Mateus Bandeira, coordenador do Comitê RS Copa 2014, que prestigiou o evento no Olímpico - representando também a Governadora Yeda Crusius -, vai receber uma comitiva composta pelo presidente do Grêmio FBPA, Duda Kroeff, Adalberto Preiss, presidente da Grêmio Empreendimentos, Cristiano Koehler, diretor de Planejamento do clube, Eduardo Pinto, diretor da OAS e outros integrantes da diretoria do clube e de empresas envolvidas no projeto.

O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade, também estará presente, assim como a economista e diretora do Departamento de Planejamento da Seplag, gerente do Projeto Estruturante Copa 2014, Rejane Alievi.

ATUALIZAR INFORMAÇÕES E AGILIZAR PROCEDIMENTOS

O encontro está marcado para às 17 horas, no gabinete do secretário Mateus Bandeira. Segundo Cristiano Koehler, do Grêmio, o objetivo do encontro é formalizar um contato informal ocorrido na primeira semana de junho quando o diretor da OAS, Eduardo Pinto, esteve em visita ao secretário Bandeira, coordenador do Comitê RS.

“Depois daquele encontro, resolvemos elaborar um ofício com referências às ações necessárias e pertinentes ao Poder Público e envio das demandas aos órgãos competentes para a continuidade da Arena”, disse Koehler.

Entre os assuntos de interesse da Grêmio Empreendimentos e OAS estão a aprovação do Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU). “O Grêmio entende que é importante fazer um ato público que dê visibilidade ao processo e possa servir como atualização de informações para conselheiros, torcedores e desportistas em geral”, explicou o diretor gremista.