sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Projeto Da Arena Gremista Avança Com o Apoio Da Prefeitura

O prefeito em exercício, José Fortunati, entrega hoje, 25, ao presidente da Grêmio Empreendimentos, Adalberto Preiss, o termo de permissão de uso que possibilitará a transferência do CTG Vaqueanos da Tradição da área onde será construída a nova arena gremista.

O Centro de Tradições Gaúchas passará a ocupar outro imóvel no bairro Humaitá, permitindo que o Grêmio e sua parceira OAS possam começar as intervenções no terreno de acordo com seu cronograma de obras. “Este é um momento importante, pois marca uma nova etapa no projeto e reforça o compromisso da prefeitura com a arena e com a revitalização do Humaitá”, disse Fortunati.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Arena – Entre a Construção e a Implosão

O Projeto Arena jamais foi unanimidade no Grêmio, seja pela condução do processo nas gestões anterior e atual, seja pela natural desconfiança que acompanha uma iniciativa orçada em um bilhão de reais. O Conselho do Grêmio, contudo, aprovou a construção do novo estádio, tornando a partir daquele momento a Arena um objetivo institucional do Grêmio. O debate, todavia, jamais cessou e prosseguiu nos microfones, jornais – por meio de “plantações” de notícias verídicas ou inverídicas - e nos blogs de internet, muitas vezes sem qualquer identificação dos autores das críticas em textos apócrifos, uma “mina de ouro” para os meios midiáticos sedentos por crises na Azenha e para os colorados que insistem em torcer contra a Arena, ao qual taxam de “estádio virtual”, como se o ambicioso projeto vermelho tivesse algo de real até o momento.

Os vários movimentos políticos do Grêmio têm duas opções muito simples neste exato momento da histórica do tricolor. Ou abracem o projeto, trabalhando para que ela seja melhorado e executado, ou implodam definitivamente com ele nas rusgas constantes, eivadas de rancor, como numa eleição que parece não ter chegado ao fim. Não serve aos interesses do Grêmio que a Arena faça parte de um debate político de confrontação, mas sim baseado no diálogo. Muitas críticas são dedicadas àqueles que defendem a reforma do Olímpico, uma posição que vejo como legítima por estar calcada em idéia e projeto alternativos, quando o verdadeiro problema está nos debates sobre pessoas, terreno fértil para fortes e irreconciliáveis desavenças com potencial de afetar o futuro do projeto.

É chegada a hora de se abandonar o comportamento quase infantil, para não dizer burro, de mostrar quem é mais forte ou pode mais para se trabalhar pelo interesse maior da instituição. A Arena é o projeto mais importante da história do Grêmio e capaz de garantir ao clube um salto de qualidade sem precedentes no mercado do futebol brasileiro, mas para que o projeto se torne realidade e cumpra com as expectativas da legião gremista espalhada pelo mundo impõe-se uma mudança radical de conduta, substituindo-se a guerra de notas e gabinetes pela construção dos objetivos comuns.

Alexandre Aguiar

Sócio Patrimonial e Conselheiro do Grêmio