quinta-feira, 1 de julho de 2010

Prefeito Entrega Ao Grêmio Licença Prévia Para Arena

O prefeito José Fortunati entregou nesta quinta-feira, 1º, a licença prévia do projeto Arena do Grêmio aos dirigentes do clube, em solenidade no Paço Municipal. Participaram do ato o presidente do Grêmio, Duda Kroeff, conselheiros do clube e representantes da empresa OAS Empreendimentos, que executará as obras.

O documento é concedido na fase preliminar do planejamento do empreendimento, em função do porte e do potencial poluidor, aprovando a concepção e localização, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de implantação. A licença não autoriza o início das obras. 

"Esta é a penúltima etapa antes do início da obra. Dentro do período de dois anos e meio estará concluído o estádio mais moderno da América Latina", garantiu o presidente Duda Kroeff.

Fortunati ressaltou a importância do projeto da Arena para Porto Alegre, destacando que a construção do estádio e demais empreendimentos junto ao complexo fortalecerá também a economia da região do bairro Humaitá. 

"Além de revitalizar o bairro em que será construído o estádio, teremos mais geração de emprego e renda à Capital. A Arena significará um salto de qualidade não só para a cidade, mas para todo o Rio Grande do Sul", afirmou o prefeito, reconhecendo ainda o trabalho dos técnicos da administração municipal para viabilizar o projeto do clube.

A área no bairro Humaitá é dividida em três setores: complexo esportivo da Arena, prédios residenciais e complexo multiuso com hotel, centro comercial e centro de eventos, com 650 mil metros quadrados, em área definida pelo Plano Diretor como corredor de desenvolvimento. 

O complexo contará com hotel (250 apartamentos), shopping (30 mil metros quadrados), centro de convenções (14 mil metros quadrados), edifícios residenciais (2.130 apartamentos e 2.600 vagas de estacionamento), torres empresarias (400 salas) e a arena, com 90 mil metros quadrados. 

Haverá seis mil vagas de estacionamento. O empreendimento deverá ser concluído em 15 anos.

Viabilidade - O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) do projeto Arena do Grêmio foi aprovado em 12 de maio, durante reunião dos integrantes da Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge) da prefeitura. O estudo indica as medidas mitigatórias e compensatórias do impacto provocado pelo empreendimento. Em 22 de abril, a audiência pública para a construção da Arena do Grêmio, na Escola Técnica Santo Inácio, reuniu mais de 300 pessoas.

Impacto ambiental - O Relatório de Impacto Ambiental traz o diagnóstico referente a aspectos como solo, ruído, drenagem, fauna, vegetação e paisagem urbana. Para os impactos gerados, são propostas medidas preventivas, mitigadoras e compensatórias. Para a execução do projeto Arena, será necessária a remoção de 497 árvores no terreno e outras 135 árvores nas ruas adjacentes. 

Como compensação, serão plantadas 16 mil mudas e mantidas em 26% de área permeável vegetada no terreno. Outros 43 vegetais serão transplantados. Está prevista a instalação de bacia de amortecimento, ciclovias, execução de praças, instalação de terminais de ônibus, pavimentação de vias e os prolongamentos das avenidas Voluntários da Pátria e A. J. Renner.

Consultas - As audiências públicas são um dispositivo previsto em lei (Conama 09/1987 e Lei Municipal 8.267/98) e são organizadas a pedido da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), como parte do processo de licenciamento ambiental. Após a audiência, aprova-se o EVU, passo que antecede a liberação da licença prévia.

Para assistir ao vídeo desta reportagem, clique aqui.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Reunião Marcará Assinatura De Licença Para Construção Da Arena

O presidente da Grêmio Empreendimentos, Adalberto Preis, diretores da OAS e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, participarão de uma solenidade nesta quinta-feira que marcará a assinatura da Licença Prévia para construção da Arena do Grêmio.
No encontro, que acontecerá no gabinete do prefeito da Capital, serão discutidos os próximos passos para o início da obra, no bairro Humaitá, na Zona Norte. A reunião também contará com a presença do secretário municipal do Meio Ambiente, Professor Garcia.

Fonte: ClicRBS