terça-feira, 6 de julho de 2010

Concepa Finaliza Primeiro Trecho Da Duplicação Da Voluntários

Com a eliminação da seleção brasileira do Mundial da África do Sul, o País começa agora a projetar a Copa de 2014, que será disputada em território nacional. Para que isso se torne realidade, muita coisa deve acontecer neste período de menos de quatro anos.

Em Porto Alegre, por exemplo, trechos da paisagem atual serão modificados, não só em razão do evento da Fifa, mas pela necessidade que impõe o já saturado trânsito. A entrada da cidade é um desses pontos que vai ganhar cara nova.

A partir da conclusão da nova BR-448, que irá interligar a Região Metropolitana, haverá um fluxo maior de veículos nos acessos a Porto Alegre. Também chamada de Rodovia do Parque, a estrada desembocará na rua Voluntários da Pátria, passando por cima da freeway (BR-290) - próximo à futura Arena do Grêmio, no bairro Humaitá, na zona Norte.

Este trecho de 1,6 quilômetro já está em obras. O serviço deve estar totalmente concluído até setembro, garante a Concepa. A concessionária, que administra a BR-290, executa os trabalhos como forma de contrapartida. A iniciativa tem como base um acordo firmado com a prefeitura, responsável pela remoção de famílias que estavam em uma área de domínio do governo federal, na região da Vila Areia.

Antes disso, ainda neste mês de julho, a Concepa deve entregar a nova rótula da avenida Dona Teodora, que será liberada para a circulação de veículos no sentido Centro-bairro. "Já temos 90% dos serviços de terraplanagem e 35% das obras de pavimentação concluídos em todo o trecho", ressalta o coordenador do Projeto Integrado Entrada da Cidade (Piec), René de Souza. De responsabilidade da Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, o Piec integra um conjunto de melhorias apresentado à Fifa para a Copa de 2014.

Ao todo, o trecho pavimentado pela Concepa é de 2,6 quilômetros e se estende até o complexo de viadutos que leva à ponte do Guaíba. A primeira parte da obra já foi concluída, entre o shopping DC Navegantes e a rótula da Dona Teodora. No entanto, algumas pendências ambientais atrasaram o restante do serviço, que só foi retomado em dezembro do ano passado.

Mas as ações de melhoria na Voluntários não param por aí. O trecho restante, de 3,6 quilômetros entre a rua da Conceição e a avenida Sertório, e sua extensão até o cruzamento das avenidas Padre Leopoldo Brentano e A. J. Renner, também será duplicado. O projeto prevê a construção de três pistas em cada sentido, facilitando assim o acesso até a Estação Rodoviária.

O custo total é estimado em R$ 30 milhões, recursos que serão obtidos através de financiamento com a Caixa Econômica Federal. O prefeito José Fortunati está otimista. "A assinatura do contrato deve sair agora em julho, em razão do período eleitoral", informa.

A duplicação desta parte da Voluntários também vai desafogar o fluxo na avenida Farrapos. "Essa é a nossa expectativa, já que a obra cria a possibilidade de desvios e a divisão do volume de veículos para quem acessa a cidade em uma área que hoje já enfrenta alguns congestionamentos", comenta Souza.

Segundo o coordenador do Piec, depois da assinatura do contrato com a Caixa começa o prazo de licitação para a escolha da construtora. A previsão é de que a obra tenha início em 2011, com cerca de um ano e meio de trabalhos. Desta forma, a conclusão é prevista para a metade de 2012. "Será necessário ainda promover alterações no tráfego. Tem toda uma nova dinâmica que será implantada pela EPTC após a conclusão da duplicação."