sábado, 14 de agosto de 2010

Por Que o Fórum Da Comunidade Grêmio Arena Está Fechado?

Se você entrar hoje na Comunidade Grêmio Arena no orkut, verá o seguinte texto:

"Peço Desculpas aos membros, mas a Comunidade esta com o Forum Fechado:
Infelizmente havia membros tentando usar a Comunidade para uso Politico e em beneficio de uma Chapa. Em respeito a todos, e pela democracia, estando inviavel manter o espaço aberto para o debate de todos sobre o assunto, ficará assim até o dia da eleição no Clube."

Lendo tais palavras, a primeira conclusão que o torcedor pode ter é a de que mais uma vez a política vai contra os interesses da torcida.

Porém, o que foi dito pelo dono da comunidade, o Sr. Alessandro Lisboa (utilizando a alcunha "Eurico Lara Imortal - Grêmio Sempre!") não é verdade. E vou provar isto logo abaixo e, se o dono da comunidade tiver HOMBRIDADE de não excluí-lo, poderão inclusive ler no tópico "Botando ordem na casa" que EU criei lá na Comunidade Grêmio Arena (quando - e se - esta for aberta novamente).

Então, vamos aos fatos:

Independente do que venha a ser dito no futuro, os motivos (como vocês verão abaixo) não são políticos, tampouco se trata de vaidade ou qualquer coisa do gênero.

Foi simplesmente por uma questão de RESPEITO. E respeito é algo que, acredito eu, todos aqui prezamos.

PARTE 1 - Contextuando...

Em primeiro lugar, o fato de ser moderador, dono ou um membro comum de uma comunidade não quer dizer absolutamente NADA.

Eu participava ativamente da Comunidade Grêmio Arena nos últimos dois anos e meio. O que mudou de lá para cá é que fui alçado ao cargo de moderador justamente para EVITAR que aquela comunidade, em algum momento, perdesse o seu foco devido ao grande número de membros.

Creio que TODOS os moderadores de lá fazem um trabalho EXCEPCIONAL. Basta ver que não existem tópicos idiotas, é uma comunidade séria. E isto se deve ao trabalho único e exclusivo da MODERAÇÃO (que exclui os tópicos que em nada agregam à comunidade e ainda expulsa membros que gostam apenas de tumultuar).

PARTE 2 - O início dos fatos

O que aconteceu foi o seguinte:

Como a situação do Grêmio era horrível, a moderação "aliviou" e deixou que vários tópicos sobre futebol fossem criados, até para o pessoal botar pra fora a indignação, frustração etc.

Porém, a partir da queda do Silas e do Meira, entendi que era o momento de "botar ordem na casa", pois lá nunca houveram discussões unicamente sobre futebol. Isto era feito em outras comunidades.

Então decidi apagar todos os tópicos não relacionados com o projeto e sugeri que deixassem apenas um tópico oficial para falar sobre futebol.

Como teremos eleições daqui a um mês, EU SUGERI que QUALQUER discussão POLÍTICA fosse feita na Comunidade do Movimento Arena do Grêmio (que é uma comunidade POLÍTICA relacionada à Comunidade Grêmio Arena, e que foi criada no dia 21 de julho de 2010, bem antes de ter ocorrido esta situação lamentável).

Ou seja, lá seria o local mais apropriado.

Logo, fica claro que a questão POLÍTICA está completamente descaracterizada, visto que minha idéia era justamente EVITAR que a Comunidade Grêmio Arena fosse utilizada para tal finalidade.

PARTE 3 - O problema

Após criar o referido tópico, fui chamado pelo "Lara" no MSN. Este veio me dizendo que a comunidade deveria ter discussões políticas e futebolísticas (o que nunca teve), que deveríamos permitir isso etc.

No final ainda me deu um aviso: "Que seja a última vez!!" (extremamente desnecessário, mas eu relevei).

Então EU sugeri que AQUELE TÓPICO FOSSE APAGADO PARA NÃO CRIAR MAIS DISCUSSÕES.

A resposta dele foi a seguinte:

"Não. Eu quero que todos leiam o que eu escrevi lá, da mesma maneira que leram o que você escreveu!!"

Extremamente desnecessário DE NOVO, numa clara atitude de quem quer mostrar alguma coisa que eu até agora não entendi ao certo o que é.

Então eu DEIXEI O TÓPICO para que todos lessem o que ele escreveu, conforme ele tinha pedido.

Imagino que como as manifestações foram, na sua grande maioria, favoráveis a mim, o tópico foi APAGADO (o Pedro Régis quem me avisou e recuperou ele). Não sei quem apagou o tópico, então não vou acusar ninguém.
Mas quem quer expor suas idéias - e faz QUESTÃO que outros as leiam - deve estar preparado para receber críticas, não é verdade?
Afinal, é necessário "suportar alguma critica e discutir na boa com quem for da oposição de vcs." (palavras do próprio "Lara").
PARTE 4 - As consequências

O Glênio ficou extremamente irritado ao ler o que o Lara postou, uma vez que o mesmo me conhece há cerca de três anos, somos amigos e trabalhamos, e muito, para ajudar a tornar aquela comunidade o que ela é hoje.

Lembrando que existem maneiras e maneiras de se fazer uma cobrança. E neste caso o tom foi sempre o mesmo: agressivo.

Este foi o principal problema: tratar como funcionários e de maneira extremamente desrespeitosa pessoas que fazem um trabalho árduo de buscar novas informações a respeito do projeto sem receber um tostão.

O Glênio achou por bem sair da comunidade por isso. Eu vou seguir o mesmo caminho, provavelmente outros membros farão o mesmo.

Não deixaremos de trazer novidades, fotos, novos fatos sobre o projeto. Apenas o faremos em outro lugar, onde o RESPEITO e a HUMILDADE falem mais alto.
Se NÓS (me refiro a TODOS os membros da Comunidade Grêmio Arena) tornamos aquela comunidade o que ela é hoje, podemos fazer o mesmo em outro local, não é verdade?

Peço desculpas pelo texto longo e completamente fora do objetivo deste blog, mas não posso deixar que mentiras sejam ditas sem que haja uma resposta.

Infelizmente tal atitude partiu de uma pessoa que se diz gremista e que pretende um dia ser conselheiro do clube (como o próprio falou para mim, para o Glênio e para o Pedro Régis, pessoalmente, em uma reunião solicitada pelo próprio "Lara", com o objetivo de colocar a comunidade à disposição da chapa na qual nós concorreremos ao Conselho Deliberativo este ano).

Porém, no que depender de mim, farei de tudo para evitar que uma pessoa que cria factóides e se coloca no papel de vítima ao invés de assumir um erro se torne conselheiro do meu clube.

O Grêmio não precisa de pessoas assim!

Saudações Tricolores

Giuliano Vieceli

AVISO 1: Uma vez que o fórum da comunidade Grêmio Arena foi fechado, utilizaremos a comunidade do Movimento Arena Grêmio como o novo canal de informações sobre o projeto no orkut. Haverá lá apenas um tópico específico para discutir política onde todas as manifestações serão aceitas (ou seja, será um tópico de DEBATE, não de CAMPANHA).

AVISO 2: Quem tiver conta no orkut pode acessar o tópico criado na comunidade do Grêmio (a legítima, não a fake criada por este elemento) descrevendo outros fatos parecidos que foram causados pelo Alessandro Lisboa. Clique aqui.