quinta-feira, 24 de março de 2011

Arena Para Todos

Portadores de necessidades especiais terão acessibilidade garantida no novo estádio do Grêmio. Ao total, 270 lugares estarão reservados às pessoas com necessidades especiais em todas as dependências da nova Arena.

A inclusão social dos portadores de necessidades especiais (PNE) está assegurada na mais moderna arena do Brasil. Se hoje os torcedores com deficiência física já encontram facilidades para se deslocar pelo estádio durante os jogos do tricolor, em 2012, quando a Arena do Grêmio for inaugurada, essa situação será ampliada. No projeto da nova casa da nação gremista, desenvolvido pela Plarq Arquitetura e OAS, tudo foi previamente planejado para garantir a acessibilidade de todos. “A acessibilidade sempre foi uma de nossas prioridades, desde a concepção da Arena,” ressaltou o presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, em encontro na manhã desta quinta-feira, 24, com integrantes da ACADEF - Associação Canoense de Deficientes Físicos para apresentar as áreas projetadas aos portadores de deficiência.

Surpresos e honrados com a iniciativa, os cadeirantes se entusiasmaram ainda mais com a nova casa tricolor. “Isso é inédito no Brasil. Nunca vi nenhum clube convidar cadeirantes para participar de um projeto,” destacou Osório Portela Martins, morador de Canoas, cadeirante e torcedor atuante. Já Antonio Marcos Rubin Vasques garantiu que “com a Arena será um freqüentador assíduo dos jogos e espetáculos.”

Para a diretoria da Arena do Grêmio, a acessibilidade sempre foi assunto sério. “Um projeto de acessibilidade não pode ser modulado depois de pronto. Tem que ser construído desde a sua concepção e é isso que estamos fazendo para atender a essa necessidade especial,” observou Eduardo Pinto, diretor da OAS construtora.

Além dos acessos por rampas e dos 18 elevadores, a construção contempla espaços especiais para assistir aos jogos e sanitários apropriados ao público PNE. O topo da arquibancada inferior reserva 60 lugares para pessoas com cadeiras de rodas e respectivos acompanhantes sem obstáculos físicos. Além de mais 44 lugares para obesos e 66 para pessoas com mobilidade reduzida. Na arquibancada Gold (sobre a inferior), acessando por elevadores, serão 40 lugares para cadeirantes e respectivos acompanhantes, 20 para obesos e 40 lugares para pessoas com mobilidade reduzida. Os portadores de necessidades especiais também poderão acessar os camarotes através dos elevadores.

Com quatro níveis de arquibancada, o novo estádio vai comportar um total de 54 mil torcedores. Em todos os pavimentos estão projetados sanitários com lavatórios adaptados para portadores de necessidades especiais. Na arquibancada inferior, o público PNE terá 35 sanitários completos (com vaso, lavatório e barras de apoio). No nível 2, onde ficará localizada a arquibancada Gold, e também no nível 4, onde ficará a arquibancada superior, serão mais 30 sanitários completos em cada nível. A arquibancada Vip reserva 8 sanitários completos.

Na área dos estacionamentos, 50 vagas serão destinadas aos deficientes físicos. Para os deficientes auditivos, o projeto contempla leitura em braile desde os corrimões e sistema de voz em todas as dependências.

“Somos críticos e lutamos pelos nossos direitos, por isso posso afirmar que ficamos surpresos com esse projeto. Não tem o que criticar,” ressaltaram os representantes da Acadef Jair Silveira e Valoir Oliveira Mendes.

Fonte: Camejo

domingo, 20 de março de 2011

Fotos Das Obras - 20/03/2011

Neste domingo eu e o Pedro Régis tiramos mais algumas fotos das obras do futuro estádio tricolor. Tiramos fotos também das obras da Rodovia do Parque, que desembocará no Complexo Arena.

Rodovia do Parque
Rodovia do Parque



Arquibancada
Arquibancada
 

Rodovia do Parque