sábado, 4 de junho de 2011

Fotos Das Obras - 02/06/2011

terça-feira, 31 de maio de 2011

Cobertura Da Arena Passa Por Teste Aerodinâmico



Depois de inaugurada, em dezembro de 2012, pode chover bastante que a cobertura da Arena do Grêmio estará pronta para resistir às mais fortes tempestades. Quem garante a eficiência da estrutura é o Laboratório de Aerodinâmica das Construções da UFRGS – o mais avançado da América Latina - depois de submeter a futura cobertura da Arena ao mais moderno teste de resistência.O estudo consistiu em simular a ação do vento sobre a cobertura da Arena.

Para que a pesquisa fosse feita, um modelo reduzido da edificação real foi construído e instrumentado com sensores que tem a capacidade de medir as pressões que são exercidas pelo vento sobre a estrutura da Arena. O modelo da edificação foi submetido ao Túnel de Vento, que quantifica as reações dos ventos. Os resultados obtidos são encaminhados para os calculistas e projetivas dos projetos estruturais.

Todas as características urbanas e morfológicas do entorno da Arena foram reproduzidos para que o estudo apresentasse a realidade do local em relação à intensidade dos ventos. “O Túnel de Vento fornece uma informação aerodinâmica, depois é combinada com a parte meteorológica. São feitos diversos ensaios em diferentes velocidades do vento – que podem chegar a 160 km/h - que a norma brasileira NBR6123 exige”, enfatiza o Diretor do Laboratório de Aerodinâmica das Construções da UFRGS, Acir Mércio Loredo Souza.

Com as pressões é possível calcular as forças que o vento irá causar na estrutura. Logo após, engenheiros vão dimensionar essa estrutura para que ela resista a esse carregamento de ar. “É de extrema importância estudos como esse, pois aumentam a segurança e ao mesmo tempo otimizam os custos em uma construção", enfatiza Mércio.

O Presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, acompanhou os testes no túnel de vento, demonstrando muita satisfação com mais uma fase do projeto ultrapassada. “A cada dia que passa, ficamos mais confiantes na qualidade desse grande empreendimento que mudará a história do Grêmio".

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Fotos Das Obras - 27/05/2011

Novas fotos tiradas pelo Adroir da Silva.











Começou a retirada da linha de alta tensão que atravessa o terreno