terça-feira, 15 de maio de 2012

...

Eu dificilmente uso este espaço para expressar opiniões pessoais, me atenho mais a divulgar fotos, vídeos, reproduzir notícias das reuniões do Conselho Deliberativo, informações novas, todas relacionadas com o maior projeto da história do Grêmio. Mas tem algo que me incomoda, que me deixa angustiado, nervoso e, principalmente, triste.

Não, não falo dos pensamentos corriqueiros sobre o que sentirei quando o Olímpico vier abaixo, nem do flashback que passará na minha mente quando o último apito dentro do Monumental for trilado pelo árbitro. Para estes momentos meu coração, espero, estará preparado.

O que eu não consigo mais suportar é o descaso com o Olímpico no seu último ano de vida. Não me refiro à parte visível aos olhos, aquelas que podemos ver ou tocar. Todos sabemos que gestão após gestão, ano após ano, pouca atenção é dada para o concreto rachado, as cadeiras enferrujadas, os banheiros acanhados, a fachada suja, as fiações expostas etc.

O que me corrói, o que me machuca, é o descaso com a MEMÓRIA do nosso glorioso estádio. Não me refiro ao Memorial, cujo trabalho realizado pela Dona Ema e sua equipe é de um valor inestimável.

Eu me refiro à direção e ao marketing do clube.

Todas as ações realizadas até agora foram previsíveis. Uma mensagem na camiseta, planejar um último jogo com ídolos históricos, um show. Tudo isto eu, que não sou profissional da área, consigo pensar.

Porra, eu quero que a direção e o departamento de marketing ACORDEM! Que a cada jogo achem uma forma de me fazer sentir aquele nó no estômago só de lembrar que o Olímpico terá um jogo a menos de vida!

Quero poder levar para casa algo que, no futuro, eu possa mostrar para meus filhos, netos - se deus quiser bisnetos, tataranetos etc - contando histórias de como tudo era especial, como éramos maravilhosamente surpreendidos com ações que faziam nossos olhos marejarem de emoção a cada partida.

E não sou eu quem pede isso. É o Olímpico! É a sua rica história, cheia de glórias e tristezas, dor e alegria.

Eu sei que é grande a ansiedade para que dezembro chegue de uma vez. Afinal, restam apenas 7 meses para a inauguração da nossa moderna e maravilhosa Arena, que representa um futuro promissor para todos nós, gremistas.

Mas enquanto este dia não chega, o canto dos torcedores continuará a ecoar pelo Monumental, o bumbo da Geral continuará mostrando que o coração desse caldeirão azul, preto e branco ainda bate, firme e forte, e que assim o fará até o seu derradeiro jogo, quando o último torcedor, ao sair do estádio, parar no pórtico, olhar para trás e, com lágrimas no rosto, dizer: "Adeus casarão! Te levarei pra sempre dentro do peito e na minha memória, meu velho amigo!"

Espero que a direção se dê conta disso. Será que vai?

Saudações Tricolores

Giuliano Vieceli

9 comentários:

Francisco Cadaval disse...

Giuliano, concordo plenamente contigo, mas acredito que o descaso de que fala vai além do marketing. Infelizmente, o tal "futebol empresa" não chegou na Azenha. É aí que reside toda a minha esperança em relação ao Projeto Arena. Espero que o Grêmio pare de ser casa de favores. Não quero dizer que os profissionais que trabalham alí não sejam grandes gremistas, quero dizer que em razão de relações pessoais abrimos mão da meritocracia, da competência profissional. Vários setores do clube são administrados por gremistões que não necessariamente tem o know-how necessãrio para desempenharem suas funções. É triste dizer isso, porém, dentro de uma grande empresa antes de tudo temos que ter os melhores profissionais, gremistões ou não. Não adianta pagar os jogadores com salários compatíveis com o mercado de hoje, altíssimos por sinal, se a estrutura se sustenta em valores ultrapassados. Espero, com tu, que Grêmio nos possibilite curtir muito este último ano de olímpico. Afinal, ele foi uma mudança de paradigma na história do clube. Colocou o Grêmio em um novo patamar. Espero que a Arena faça o mesmo. Forte abraço.

Jonas Schwarz disse...

Se essa displicência é dedicada ao velho estádio de tantas conquistas, imagina o que não é levado nas coxas no futebol e não ficamos sabendo. Deve ser tudo nas coxas; a atenção aos detalhes que as vezes ganham ou perdem um jogo ou campeonato deve ser mínima...

San Tell d'Euskadi disse...

Não gostamos de dinheiro (a não ser o da Globo, claro). Só pode.

Ronaldo disse...

E enquanto isso, uma bela idéia criada pelo Blogrêmio e aparesentada pelo Minwer foi solenemente ignorada.
http://www.slideshare.net/minwer/despedida-do-olmpico-12948372

Luigisp disse...

Parabéns Giuliano,

Mais uma vez uma matéria....

Infelizmente o MKT do Gremio não existe.....
Saudações

Luigi Piton
Sócio Patrimonial

Fabiano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiano disse...

Sentimento de filho pra mãe eu acredito, de torcedor para o TIME também, mas de torcedor para estádio já é uma coisa mais sutil. Afinal, que retorno financeiro o clube teria com investimentos de qualquer natureza(ou departamento) no velho estádio? O Grêmio está por viver uma nova era. Está dando um grande passo para ao futuro, UNICAMENTE visando arrecadar mais e montar um grande time para a torcida. Esqueçamos o apego material e vamos agir mais sabiamente com o dinheiro do nosso tricolor!

heraldo disse...

Fabiano, sutilmente, poderia disponibilizar uma camiseta comemorativa, que a qual daria a entrada gratuita no CASARÂO,teriamos mais torcedores no estadio, e isso quem sabe impulsionaria nossos jogadores.Ou para explicar melhor, na rede bloGREMIO, tem um trabalho interessantissímo, feito pela piazada, que se fosse colocado em pratica, acredito que retornaria ao GREMIO, uma boa soma em dinheiro.Mas o que todos estão indgnados é com a falta de visão e idéias no dep.mkt.

mauriciosolano disse...

Tem razão.. mktg zero. O amado olímpico vai abaixo ano que vem e não vemos muita coisa que possa ser explorada em relação a esse sentimento.
Outra coisa. Cansei de mandar e-mails pra essa diretoria falando dos torcedores gremistas de outros Estados (moro em SC). Pedi que me ajudassem a ajudar o Gremio. Estou a disposição pra ajudar em qqer programa que eleve o nome do Gremio aqui na minha região. Mas nada.... nem uma respostinha simples.
A impressão que tenho é que realmente estamos lidando com amadores.